Há 51 anos o Bahia se tornava o primeiro campeão do Brasil

Nadinho, Nenzinho, Henrique e Beto Flávio e Vicente Marito, Alencar, Léo, Mário e Biriba formavam o elenco tricolor que derrotou o Santos na final.

Com este título, o Bahia escreveu seu nome na história do futebol nacional, sendo a primeira grande conquista de uma equipe nordestina, vencendo um lendário de time do Santos, que ganhava tudo que disputava, além de garantir a disputa da Taça Libertadores do ano seguinte, feito inédito para qualquer outra agremiação do futebol brasileiro.
Esta partida foi a terceira e decisiva, já que no primeiro embate, o Esquadrão de Aço venceu o Peixe, por 3 x 2, em plena Vila Belmiro. Na segunda, o time de Pelé calou a Fonte Nova, vencendo por 2 x 0.
Em campo neutro, as duas equipes fizeram um inesquecível jogo no Maracanã, no qual o Tricolor venceu por 3 x 1, com gols de Vicente, Alencar e Léo.
Nesta histórica partida, o Tricolor baiano atuou com: Nadinho, Nenzinho, Henrique e Beto Flávio e Vicente Marito, Alencar, Léo, Mário e Biriba.
Um fato curioso da campanha do Bahia, nesta Taça Brasil é Efigênio Bahiense, o Geninho, foi o treinador durante toda a competição e após a derrota na Fonte Nova, por 2 x 0, o treinador que conduziu o time, na final no Maracanã, foi Carlos Volante.
A Taça Brasil foi o primeiro grande torneio nacional, reunindo os 15 principais campeões estaduais. Além do Bahia, Santos, São Paulo, Vasco da Gama, Atlético/PR, Atlético/MG, Grêmio, Sport/PE, Rio Branco/ES, Hercílio Luz/SC, Auto Esporte/PB, ABC/RN, Ceará/CE, CSA e Tuna Luso, disputaram esta competição.
Em 2010, a CBF reconheceu o título da Taça Brasil como a de um Campeonato Brasileiro, tornando oficialmente o Esquadrão de Aço Bi Campeão Nacional, feito único no futebol nordestino.

Ficha do jogo:
BAHIA (BA)3 x 1 SANTOS (SP)
Data: 29 / 03 / 1960
Local: Maracanã
Postar um comentário