Camisa 10. Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Federação se defende em nota oficial


 
Com atraso de cinco dias desde a publicação da carta de advertência do Vitória, assinada pelo presidente do Conselho Fiscal, Nilton Sampaio, e somente depois da réplica do Bahia, assinada pelo presidente do Conselho Deliberativo, Ruy Accioly, publicada na segunda-feira (29), acirrando o clima entre a dupla Ba-Vi na reta de chegada do Campeonato Baiano, em função dos graves erros de arbitragens, a FBF – Federação Bahiana de Futebol, através do seu presidente, Ednaldo Rodrigues, e do vice, Manfredo Lessa, decidiu tomar uma atitude divulgando Nota Oficial publicada no site da FBF.

A Federação Bahiana de Futebol, na qualidade de responsável pela realização e organização do Campeonato Baiano de Futebol, ciente das manifestações de filiados, notadamente do Sr. Presidente do Conselho Fiscal do Esporte Clube Vitória bem como de diversos torcedores e da imprensa em geral, destaca que respeita as citadas manifestações, já tendo adotado as providências que lhe competem e dentro do seu limite de atuação, analisando a situação com a necessária frieza e imparcialidade.

A FBF reconhece que alguns árbitros têm cometido equívocos, porém, não de forma intencional, sobretudo para beneficiar qualquer equipe, haja vista que algumas favorecidas, também foram prejudicadas em oportunidades distintas.
 
A entidade repudia os equívocos e adota todas as medidas possíveis para evitá-los, inexistindo, todavia, tratamento diferenciado dispensado pela FBF, que dirige o futebol do nosso estado “sem olhar a quem” e sem qualquer tipo de preferência ou favoritismo, ao contrário da suspeita levantada pelo Ilustre Conselheiro do Esporte Clube Vitória.

É importante lembrar, como já ressaltado em oportunidades pretéritas, que a FBF é uma das poucas federações que realizam a denominada “pré-temporada dos árbitros”, na qual são realizados exames médicos cardiológicos e oftalmológicos, testes físicos de acordo com os parâmetros internacionais, além de serem ministrados cursos e palestras diversas, tudo visando o aprimoramento dos árbitros, tanto do ponto de vista prático quanto teórico.

Lembramos que a FBF e a Federação Paulista foram pioneiras no uso do ponto eletrônico durante os jogos, facilitando a comunicação não só entre o árbitro central e seus assistentes, mas também com o quarto árbitro, demonstrando que, além da preocupação de natureza técnica e com a preparação física, a FBF faz uso da tecnologia a fim de dar aos árbitros totais condições de trabalho.

Nesta mesma retórica, a FBF vem sendo avaliada pela Comissão Nacional de Arbitragem como a que mais investe em arbitragem, atrás apenas das Federações Paulista, Carioca e Gaúcha que possuem escolas de árbitros próprias.

Eventuais equívocos sempre serão cometidos pelos árbitros de futebol e a Federação Bahiana de Futebol, como visto, faz de tudo para evitá-los, e, inclusive, quando ocorrem não os deixa passar em branco.

Por fim, entendemos as preocupações dos clubes, dos torcedores e da imprensa, ressalvando, contudo, que a entidade não aceita o retorno da nefasta prática do veto, por entender que a mesma depõe contra o progresso e contra os níveis de profissionalismo já alcançados pelo futebol, não só na Bahia, mas em todo o mundo, não aceitando também qualquer tipo de suspeita ou ofensa.
 

Fonte: Tribuna da Bahia

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

  ©Camisa 10 - O Futebol Baiano e Brasileiro em um só lugar! - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo